Data da publicação: 05 de Julho de 2011 ás 17:24:34
Discurso do deputado Zé Neto, líder do governo, proferido durante sessão ordinária no dia 20 de junho de 2011

O Sr. ZÉ NETO:- Primeiro, Sr. Presidente, quero agradecer aos deputados e deputadas pela presença em Feira de Santana e dizer claramente da minha alegria em poder ver votado um projeto que passou nesta Casa praticamente de 1994 até hoje. Quantos anos? Lá se vão 17 anos. Vi aparecer todo tipo de crítica nos últimos dias que antecederam à votação, inclusive de alguns que estiveram aqui na Casa por muitos anos no governo, no poder, e nunca se mexeram para que o projeto saíssem do lugar. Apareceram lá na imprensa dizendo que o projeto não estava bom, que isso, que aquilo. Acho que, neste momento, Feira de Santana tem que comemorar. Estamos caminhando com os pés no chão, deputado Mário, porque não adianta invenção, não adianta achar que se vai fazer a construção de uma hora para outra.


Aprendi na política, e cada dia aprendo mais, que o melhor é dar às pessoas a realidade e poder andar. Os passos que são dados nem sempre possibilitam uma escolha de céu de brigadeiro ou inferno. Ao contrário, normalmente, na política principalmente, acordamos de manhã e encontramos o mais difícil e o difícil. Procuramos caminhar onde for mais possível de fazer as investidas. Parabéns ao governador Wagner! Agradecemos ao governador Wagner pela compreensão, principalmente no momento em que este Estado tem várias políticas territoriais, como é o caso do Território da Cidadania, da Política de Consórcio. Aliás, Feira de Santana faz parte de um Consórcio, com 14 cidades, faz parte da Política de Cidadania, com 26 cidades no Território da Cidadania e, ainda assim, temos agora a construção desse novo momento com essa nossa Região Metropolitana, que inicia seus trabalhos com 6 cidades que têm a população urbana maior do que a rural, mas já consta no projeto a zona de expansão urbana a previsão de 10 cidades. Este agora vai ser o nosso papel: fazer com que essa região funcione e sirva de exemplo não só para Salvador mas para 90% das regiões metropolitanas do Brasil, que não têm qualquer forma de funcionamento nem administração.


Esperamos que, a partir desse projeto, a partir dessa lei, a partir dessa construção, possamos criar as situações que realmente melhorem a vida dos cidadãos que, neste momento, fazem parte da Região Metropolitana da minha querida e amada Feira de Santana. Agradeço mais uma vez pela presença de V.Exªs. Esta Casa está de parabéns. Está de parabéns o deputado Marcelo Nilo, presidente desta Casa, que, com a ideia da Assembleia Itinerante, pôde levar ao povo do interior o funcionamento, a polêmica, mas acima de tudo a democracia que nesta Casa está cada dia mais vigorosa.


[ Imprimir ]