Data da publicação: 12 de Julho de 2011 ás 17:35:40
Discurso do deputado Mário Negromonte Júnior(PP), proferido no dia 20 de junho de 2011, sobre a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana e sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida

O Sr. MÁRIO NEGROMONTE JÚNIOR:- Sr. Presidente, nobres colegas, venho a tribuna, hoje, para falar sobre alguns acontecimentos que tivemos no Brasil e na Bahia. Primeiro quero parabenizar o governador Jaques Wagner pela iniciativa do projeto da Região Metropolitana de Feira de Santana. Tive o prazer de estar lá acompanhando e votando pela aprovação dessa segunda Região Metropolitana da Bahia, tão importante para todos nós.
Tenho certeza de que ela haverá de se expandir e incorporar outros municípios que fazem divisa com Feira. E sabemos que existem muitos recursos carimbados dos governos federal e estadual que só vão para as Regiões Metropolitanas.
Faço uma referência especial e deixo aqui o meu agradecimento ao deputado Carlos Geilson por ter mencionado o discurso que fiz naquela sessão. De fato, retratava a verdade do que sentíamos e o nosso compromisso de trabalhar e representar a Bahia. Quero dizer também da importância de V.Exª, deputado Carlos Geilson, que foi um grande articulador nos bastidores para que a Oposição encaminhasse a favor da aprovação dessa Região Metropolitana. Enfim, o povo de Feira de Santana e região está de parabéns por tê-lo como representante.
Devo dizer também que tive, naquele momento, a felicidade de trazer à tona projetos de lei e indicações que apresentamos nesta Casa. Até porque algumas dessas indicações têm uma ligação muito próxima a esse tema, já que se referem à criação das Regiões Metropolitanas do Oeste, do Sul e de Jequié, esta última feita em parceria com os deputados Leur Lomanto, Sandro Régis e Euclides Fernandes, que são da região. Fiz ainda a indicação da Região Metropolitana de Paulo Afonso, que também é muito importante e, com certeza, será analisada pelo governador Jaques Wagner.
Sr. Presidente, também é necessário destacar o papel do nosso Líder, deputado Zé Neto, que é daquela região, para a aprovação dessa Região Metropolitana de Feira de Santana. Ele foi fundamental para a aprovação desse projeto. Mudando de assunto, agora vou falar sobre a BR-110. Estive em Jeremoabo, região de Paulo Afonso, no sábado e domingo passados e trafeguei por essa rodovia, quando pude perceber que ela foi restaurada há pouco tempo. Mas, infelizmente – não sei se pelo tráfego que aumentou, já que, devido a esse conserto, os caminhoneiros passaram a utilizá-la com mais frequência –, há uma série de buracos e problemas nessa estrada.
Estive há pouco com o ministro Alfredo Nascimento para conversar sobre a BR-235, estrada que tem a ver com nossa região, pois corta o Norte da Bahia saindo de Juazeiro e Petrolina, passando por Uauá e seguindo pela região de Jeremoabo – onde fui muito bem votado –, Coronel João Sá, indo para Sergipe, chegando ao Estado do Piauí. Tive a grata satisfação de ser recebido pelo ministro e ter tido uma posição muito positiva em relação a essa obra, para a qual já vai ser feita a licitação. Ou seja, haverá celeridade para a sua execução.
Mas, Sr. Presidente, venho também demonstrar a nossa satisfação pelo fato de o
nosso líder, o ministro das Cidades Mário Negromonte, ter lançando, junto com a presidenta Dilma, a segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida para a construção de 2 milhões de casas. Isso realmente é um fato inédito. A presidenta está mostrando que está dando continuidade ao projeto do nosso grande ex-presidente Lula. Se a Bahia teve 100 mil casas no governo Lula, tenho certeza de que agora, com um baiano à frente do Ministério das Cidades, haveremos de ter mais de 200 mil casas até 2014. Esse é o compromisso que o ministro tem e tentará fazer o máximo para que venha a cumprir.
Na verdade, Sr. Presidente, quero, para concluir, fazer uma referência ao nobre colega, amigo que faleceu há poucos dias, o Sr. Joãozito Andrade Vieira. Ele foi um grande pecuarista, morreu aos 91 anos, em Jeremoabo, cidade da nossa região. Tenho certeza de que com esse falecimento a pecuária brasileira está de luto. Ele foi um grande selecionador de gado nelore da Bahia, do Brasil e do mundo. Estou fazendo essa moção de pesar a essa figura ilustre, que muito representou para todos nós, sobretudo na pecuária.

Agradeço a tolerância, Sr. Presidente.
Muito obrigado.
(Não foi revisto pelo orador.)

 

DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA


[ Imprimir ]