Liderança
 
 
 
 
Comissões
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 19 de Abril de 2017 ás 13:56:29
Share

Colegiado discute projeto de irrigação

O sistema de irrigação adotado no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, e a possibilidade de aplicação do mesmo sistema na região Oeste da Bahia  Foi o tema central da reunião de ontem da Comissão de Agricultura de Política Rural, presidida pelo deputado Eduardo Salles (PP), que visitou aquele país entre os dias 4 e 13 de abril. 

Segundo o presidente do colegiado, o estado americano foi divido em 23 áreas. Deste total, consegue irrigar 20 mil hectares, o que segundo Eduardo Salles potencializa a produção de grãos do Nebraska. De acordo com o deputado, estudos feitos no estado americano permitiram que os produtores locais extraíssem água do lençol freático para irrigação, o que ele acredita que pode ser feito com os aquíferos do Oeste da Bahia. Para o deputado Fábio Souto (DEM), a aplicação da medida adotada no estado americano nas áreas produtivas do Oeste “será de extrema importância, principalmente para os agricultores da região, que poderão intensificar e ampliar o processo produtivo”.  Com o intuito discutir a cultura do cravo da Índia, o deputado Hildécio Meireles (PMDB), presidente da Comissão Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, apresentou ao colegiado de Agricultura e Política Rural, requerimento que tem como objetivo promover uma audiência pública conjunta. 

Além de debater a falta de registro estatísticos sobre o cultivo e média produtiva do cravo da Índia, a sessão ainda pautará outras culturas de pequeno porte, também realizada em pequena escala e escassa de dados de produção.    

Autor da proposta, Hildécio destaca que o cravo tem produção mundial e a Bahia é um dos três lugares no mundo que despontam no cultivo desta especiaria ao lado da China e da Índia. A audiência foi aprovada pelos membros do colegiado da Comissão de Agricultura, mas, a mesma proposta também deve passar por votação na Comissão de Infraestrutura, para definição de data e local. 

Também participaram das discussões os deputados Pedro Tavares (PMDB), Heber Santana (PSC), Gika Lopes (PT) e Carlos Ubaldino (PSD). 


ASCOM

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Salvador-Bahia. Edifício Sede, 2 andar
Tels.: (71) 3115-7270 / 3115-7083 / 3115-7140 Fax.:(71) 3115-7357
  Via X Internet