Publicada em 19 de Abril de 2017 ás 15:04:01

Ipac inicia tombamento de igreja com mais de 4 séculos em São Francisco do Conde

A igreja de Nossa Senhora do Monte, localizada às margens da Baía de Todos os Santos, em São Francisco do Conde, originária de 1570 finalmente vai ser protegida. Apesar do município deter vasto patrimônio arquitetônico a partir do século XVI, com sobrados, igrejas e engenhos, muitos Monumentos Nacionais pelo Iphan/MinC, a Igreja do Monte nunca recebeu proteção dos poderes públicos. “Este tombamento é um marco, pois a igreja tem origem de quatro séculos atrás, citada desde 1578 pelo empresário e historiador português, Gabriel Soares de Souza (1540-1591), no seu ‘Tratado Descritivo do Brasil’, sendo ação inédita e representativa para a história do Recôncavo”, explica o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), João Carlos de Oliveira. Nesta terça-feira (18) o Ipac entregou à irmandade da igreja, notificação de tombamento provisório.

Para o tombamento definitivo com decreto no Diário Oficial, o Ipac vai investir de seis meses a dois anos de pesquisas para comprovar cientificamente que o monumento merece proteção. “São pesquisas histórico-iconográficas, de documentos antigos em arquivos municipais, estaduais e particulares, entrevistas em vídeo, levantamentos fotográficos, e outras ações, até o dossiê para o Conselho de Cultura do Estado”, diz João Carlos. Após aprovação do Conselho, o dossiê segue para o Secretário de Cultura e depois para apreciação do Governador que determina a publicação no Diário Oficial. Ao receber o tombamento, a edificação passa a ter prioridade nas linhas de financiamento para restauração e manutenção, sejam recursos municipais, estaduais, federais ou até internacionais.

Fonte: Ascom/ Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac)