Liderança
 
 
 
 
Comissões
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 18 de Maio de 2017 ás 10:48:58
Share

"Rio, vida que não pode secar" será tema de audiência na Assembleia

Os integrantes da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos aprovaram requerimento feito pelo deputado Joseildo Ramos (PT) para a realização de audiência pública com tema “Rio, Vida que não pode secar”. O presidente do colegiado, Fábio Souto (DEM), solicitou que a audiência seja realizada durante a reunião da comissão no dia 7 de junho. 
A audiência foi uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) e pretende discutir a situação dos rios,  das bacias hidrográficas e a revitalização das nascentes na Bahia. 
Eduardo Salles (PP) pontuou que várias setores econômicos estão sofrendo em decorrência do descaso com os rios baianos. O parlamentar citou a região norte do Estado que está sofrendo com o desemprego com a crise da fruticultura irrigada. Salles, que é presidente da Comissão de Agricultura, sugeriu uma viagem itinerante pelo Rio São Francisco e Paraguaçu para entender a situação dos rios, e a partir daí realizar audiências públicas nas localidades para ouvir os agricultores da região. O deputado também convidou os parlamentares para a abertura da feira de tecnologia agrícola, a Bahia Farm Show, no dia 30 de maio, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. 

REPERCUSSÃO 
A reunião que aconteceu com o senador Otto Alencar (PSD) continua repercutindo no colegiado. Os parlamentares elogiaram a iniciativa do presidente Fábio Souto ao realizar a reunião e discutem desdobramentos a partir do debate. 
O senador baiano informou que o projeto para a revitalização do São Francisco já está pronto e o investimento é de R$ 800 milhões por ano, durante dez anos. Fábio Souto acredita que o governo federal pode arcar com este valor e o parlamento baiano deve cobrar. “Vamos pressionar o governo federal. É um compromisso nosso, independente de ideologia partidária. Os afluentes do Rio São Francisco estão morrendo, portanto é um investimento que vale a pena”. 
O deputado Joseildo Ramos sugeriu um seminário com parlamentares das assembleias legislativas do Nordeste e de Minas Gerais para debater a recuperação do rio. 
PARLAVERDE 

A partir do debate sobre a falta de água, o deputado Joseildo Ramos se mostrou indignado com a recepção do ParlaVerde por alguns parlamentares da casa. O petista disse que o projeto está sendo tratado com preconceito e ignorância.  

O projeto apresentado por Joseildo reúne ações sustentáveis para a Alba e em consequência vai trazer economia para os cofres públicos. Os deputados do colegiado vão apresentar o projeto mais detalhado ao presidente da Casa, Angelo Coronel (PSD), na próxima terça, dia 23.

 



ASCOM

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Salvador-Bahia. Edifício Sede, 2 andar
Tels.: (71) 3115-7270 / 3115-7083 / 3115-7140 Fax.:(71) 3115-7357
  Via X Internet