Liderança
 
 
 
 
Comissões
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 19 de Maio de 2017 ás 11:05:15
Share

Deputados propõem Código de Direitos do Contribuinte

 

Projeto de lei complementar apresentado pelos deputados Nelson Leal (PSL) e Pablo Barrozo (DEM) na Assembleia Legislativa institui o Código de Direitos, Garantias  e Obrigações do Contribuinte do Estado da Bahia. A proposição tem como objetivo promover o bom relacionamento entre o fisco e o contribuinte, baseado na cooperação, no respeito mútuo e na parceria, visando fornecer ao Estado recursos necessários ao cumprimento de suas atribuições. 

Além disso, a proposta visa proteger o contribuinte contra o exercício abusivo do poder de fiscalizar, de lançar e de cobrar tributo instituído em lei. E prevenir e reparar os danos patrimoniais e morais decorrentes de abuso de poder por parte do Estado na fiscalização, no lançamento e na cobrança de tributos de sua competência. A proposta assegura ainda a ampla defesa dos direitos do contribuinte no âmbito dos processos administrativos. 

“O aperfeiçoamento da legislação tributária é essencial à segurança jurídica, garantindo o equilíbrio nas relações entre a administração pública e os contribuintes, além de estimular e favorecer o cumprimento voluntário das obrigações tributárias e a atração de novos investimentos, o que promove o crescimento da economia e a consequente geração de emprego e renda”, afirmaram Nelson Leal e Pablo Barroso, na justificativa do documento.  

De acordo com eles, o projeto de lei complementar está pautado no exercício da competência outorgada aos Estados, pela Constituição Federal, para editarem normas gerais de direito tributário. “Assim, o PLC traz normas gerais de direito tributário, preenchendo as atuais lacunas normativas existentes nas normas federais que tratam da matéria e que tem provocado discussões e intermináveis divergências entre a Administração Fazendária e os contribuintes”, acrescentaram eles.


ASCOM

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Salvador-Bahia. Edifício Sede, 2 andar
Tels.: (71) 3115-7270 / 3115-7083 / 3115-7140 Fax.:(71) 3115-7357
  Via X Internet