Liderança
 
 
 
   
 
Comissões
 
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 17 de Junho de 2017 ás 10:04:56
Share

Tarde de solidariedade e carinho

 

Idosos cuidados por instituições sociais demonstraram muita animação, ontem, ao som do forró na tradicional festa de São João da Assembleia Legislativa. Pela primeira vez a festa contou com um lado social, promovendo o Forró da Melhor Idade, proporcionando uma tarde de diversão para idosos moradores do Abrigo Salvador, Abrigo Mariana Magalhães e Lar Franciscano Santa Isabel. Sessenta e oito idosos e 17 responsáveis participaram da festa, idealizada pelo Instituto Assembleia de Carinho, presidido por dona Eleusa Coronel. Fraudas geriátricas foram recolhidas em doação para essas instituições. 

Em meio ao arrasta pé e dança de quadrilhas, alguns destaques como dona Lêda Sucupira, que aos 82 anos – 14 deles no Abrigo Salvador – deu um pequeno show, relembrando os tempos de passista da escola de samba Portela, do Rio de Janeiro. Ela é também a porta estandarte da quadrilha do Abrigo Salvador. Juntou-se a ela e a outras convidadas da Alba o ex-governador Jaques Wagner, que “passou para dar uma passadinha” e mostrou que tem fôlego para aguentar danças e contradanças no ritmo veloz do forró pé de serra. Elogiou e disse que essa iniciativa deve ser replicada por outros órgãos que comemorem o São João.  


Dona Lêda elogiou a iniciativa do Instituto Assembleia de Carinho e prometeu retornar no São João de 2018 ainda mais animada: Estamos honradas pelo convite e vamos dançar até cansar. Nunca tinha participado de algo assim. Ela explicou que foi espontaneamente para o abrigo porque achou que era hora de “dar um descanso aos filhos” e conserva a energia e alegria da mocidade. Já Silvanda de Souza, de 79 anos – dois no abrigo –, ex-miss Bahia da terceira idade, foi a noiva da quadrilha. Aproveitou e dançou na companhia dos deputados Reinaldo Braga e Jurandy Oliveira, os decanos da Casa, cumprindo o nono mandato consecutivo mostrando boa forma indo até o fim da apresentação. 

Dona Silvanda contou que está há dois anos no abrigo e se sente feliz lá: “Estou muito feliz de ver nossa comunidade se divertindo nessa festa. A ideia da Assembleia Legislativa de promover o forró é muito estimulante para a terceira idade. Estamos adorando e esperamos que no ano que vem mais instituições sejam convidadas, pois o São João é uma festa alegre, do agrado de todos”, completou Silvandra. É o mesmo sentimento de Nival Machado, que brincou com a expressiva maioria de senhoras entre os idosos, dizendo que não faltavam parceiras para os pé de valsa do grupo. Ele elogiou a organização do Forró da Melhor Idade e a iniciativa “inédita” da Assembleia. 

Presidente do Instituto Assembleia de Carinho, dona Eleusa Coronel disse que a festa ficou muito bonita, salientando como é emocionante assistir a alegria dos idosos em suas roupas de festa: “A gente se diverte com a alegria deles. E eles demonstraram que o forró agradou, dançaram a vontade e desfrutaram das bebidas e comidas típicas com satisfação”. Ressaltou que outras instituições filantrópicas receberão a atenção da Assembleia de Carinho. Defensora do voluntariado, dona Eleusa acredita que, ao se importar com o próximo, com os carentes, quem pratica a caridade realiza um ato de humanidade, melhora como ser humano, e agradeceu o apoio das “meninas” – as deputadas e companheiras dos demais parlamentares também envolvidos nessas ações sociais. 
O presidente Angelo Coronel fez um breve pronunciamento registrando o seu “orgulho” pelo ímpeto que as ações sociais estão ganhando na atual Mesa Diretora, a partir do empenho da própria esposa e de outras senhoras. Ele afirmou que não se pode tratar os idosos como se fossem uma peça antiga de mobília e que é preciso que a sociedade encontre fórmulas de inclusão social para esse segmento: “Hoje é o dia deles. Amanhã será o nosso. Precisamos ser solidários com eles agora, para que quando chegar a nossa hora possamos ser bem tratados”.  

Satisfeito com a repercussão e as presenças das senhoras e dos senhores da terceira idade, o deputado Angelo Coronel agradeceu o trabalho desenvolvido pela esposa que humaniza a Alba e o empenho das esposas dos deputados estaduais presentes – citando a todas. O presidente da Alba elogiou a performance dos decanos Jurandy e Reinaldo, “dois pés de valsa”, informou a presença recorde de 42 deputados estaduais na confraternização e anunciou que cairia na dança – o que efetivamente fez logo em seguida – e elogiou a festa: “Está de parabéns o grupo envolvido com a organização desse forró social e da confraternização da família Alba (logo em seguida). Sem uma boa assessoria nenhum de nós deputados estaduais poderíamos exercer bem os mandatos que nos foram confiados pelos baianos”.  
O Forró da Melhor Idade foi animado pelo DJ Luciano e pela banda Forró Trio As Fuxiqueiras, sob patrocínio do comodoro do Yacht Club da Bahia, Marcelo Sacramento. O ambiente junino se fez notar na Assembleia desde cedo, quando os sisudos paletós e roupas escuras usadas por assessores, diretores e parlamentares foram substituídos pelos jeans e camisas quadriculadas. Nos segmentos femininos tiaras, vestidos rodados, fitas e outras adereços deram o tom, especialmente entre o pessoal do Cerimonial, do Gabinete da Presidência e taquigrafia. 
Estiveram no Forro da Melhor Idade Andrea de Freitas Rodrigues (esposa de Bobo); Milena Argolo (noiva de Luciano Simões Filho), Sônia Maria Novais Ribeiro (esposa Luciano Ribeiro) e Ariane Góis Couto (esposa de Samuel Júnior); Edite Souza Gomes (esposa Jurandy Oliveira).


ASCOM

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Edifício Jutahy Magalhães, 3 andar - Salvador-Bahia.
Tels.: (71) 3115-7270
  Via X Internet