Liderança
 
 
 
   
 
Comissões
 
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 10 de Agosto de 2017 ás 15:09:59
Share

Gincana escolar em Itarantim celebra diversidade do País

A diversidade cultural do País marcou a gincana do Colégio Estadual Naomar Soares Alcântara, no município de Itarantim (centro sul), realizada esta semana com o tema ‘Censa 2017 - Brasil: do Caburaí ao Chuí’. A iniciativa teve o objetivo de promover o protagonismo estudantil, por meio de atividades lúdicas, artísticas, provas de conhecimentos gerais, palestras e exposições sobre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Cerca de 600 estudantes, divididos em três equipes (Arretados, Explosão e Guerreiros XXI), foram envolvidos na maratona de atividades, que já é tradição da unidade e na comunidade local. “A gincana do Censa movimenta toda a cidade. Os estudantes se empenham nas pesquisas, na organização dos espaços e das equipes e na realização das provas interdisciplinares, que são elaboradas pelos professores. É um momento de descontração e conhecimento para todos e, este ano, estamos abordando a identidade cultural dessas três regiões”, explicou a diretora da unidade, Carla Chaves Batista.

Gincana
Equipe Explosão apresentou curiosidades da região Norte e lembrou do seringueiro Chico Mendes
(Foto:Divulgação/Educação)

Os colegas Daniel Leal Dias, 21 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Nicole Sales, 15, do 1º ano do Ensino Médio, integrantes da equipe Arretados, abordaram a região Nordeste. “Estudamos bastante sobre a nossa região, sobre a dança, as comidas típicas, os artistas, os autores e principais personagens que marcaram a literatura. Foi tudo bem organizado, divertido e disputado também”, disse Daniel.

Nicole enfatizou que, apesar de ser baiana, não sabia muito sobre a diversidade do seu Estado e gostou do aprendizado. “A gincana me deu a oportunidade de conhecer mais sobre a minha terra, sobre os autores baianos, os pratos típicos e a origem do Axé e de como a Bahia é querida”.

Os integrantes da equipe Explosão apresentaram as curiosidades, personagens históricos, políticos e artísticos da região Norte. Ângelo Henrique Rodrigues, 17, 3º ano, afirmou seu entusiasmo. “Apresentamos o grito de guerra e o mascote da equipe. Também fizemos demonstração da dança cultural e de um prato típico da região homenageada, além de falarmos um pouco pessoas importantes da região Norte, entre as quais, escolhemos Chico Mendes”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado


ASCOM

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Edifício Jutahy Magalhães, 3 andar - Salvador-Bahia.
Tels.: (71) 3115-7270
  Via X Internet