Publicada em 25 de Setembro de 2017 ás 11:02:21

Zé Neto elogia trajetória de Herberto Sales

O centenário do escritor e jornalista Herberto de Azevedo Sales foi destacado, na Assembleia Legislativa da Bahia, pelo deputado Zé Neto (PT). Em moção de aplausos apresentada na Casa, o parlamentar lembrou a trajetória do imortal, quarto ocupante da Cadeira 3 da Academia Brasileira de Letras.

“Autor de 32 obras literárias, além de livros traduzidos e adaptados, sua estreia na literatura se deu quando escreveu e publicou seu primeiro romance O Cascalho, baseado na vida dos mineradores de diamantes, sendo considerado um clássico do regionalismo literário”, afirmou Zé Neto, no documento, se referindo ao escritor baiano, nascido em Andaraí.

De acordo com o líder do governo na Assembleia, a última obra de  Herberto de Azevedo Sales publicada foi A Prostituta, que conta a história de Maria Corumba, uma jovem evangélica, operária de uma fábrica de tecidos, em Estância, Sergipe, que ao se envolver com o Sargento Marinho, teve a sua vida completamente modificada, vivendo entre o céu e o inferno. A história se desenrola provavelmente no Século XIX, cuja representação feminina era medida pela honra, simbolizada pela virgindade.

“A população Andaraiense, em reconhecimento à contribuição acadêmica e literária deixada pelo escritor, além de fundar a Biblioteca Pública Municipal Herberto Sales, editou e publicou um livro em homenagem ao seu centenário, intitulado A Saga de um Bamburrar Literário, que é uma expressão utilizada pelos garimpeiros, para definir sorte no trabalho, ou seja, acertar na procura de um diamante precioso, ou uma pedra de grande valor”, concluiu o autor da moção.