Publicada em 29 de Setembro de 2017 ás 10:35:27

ALBA concede Comenda 2 de Julho a Antônio Carlos Moreira Lemos

O médico Antônio Carlos Moreira Lemos recebeu a Comenda 2 de Julho em sessão especial realizada na tarde de ontem, dia 28, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. Autoridades, familiares, amigos e pacientes prestigiaram a homenagem, que foi idealizada pelo deputado Antonio Henrique Júnior (PP). A solenidade foi presidida pelo 1º vice-presidente da Casa, Luiz Augusto (PP).

Entre os presentes estavam o secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago; o ex-governador da Bahia, Roberto Santos; o reitor em exercício da Ufba Paulo César Miguez; o diretor da Faculdade de Medicina, Luis Adan; o presidente da Sociedade de Pneumologia da Bahia, Guilherme Sóstenes Costa Montal; a diretora de ensino da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Irma Godoy; membro da Academia Baiana de Medicina da Bahia, César Araújo; representante do Cremeb, Antônio Dórea; a vice-presidente da Associação Baiana de Medicina, Claudia Galvão; presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia Francisco Jorge Magalhães; diretora de regulação, Marta Rejane Batista; a presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino, Mônica Nery.

Quando o presidente da sessão designou os familiares para entregar a comenda ao homenageado, as pessoas que lotavam o plenário ficaram de pé e aplaudiram a entrega da honraria de modo entusiasmado. Antonio Henrique Júnior ressaltou a magnitude das ações do médico, a sua postura como profissional, o compromisso com o engradecimento da medicina e da saúde pública. O deputado lembrou que a Comenda 2 de Julho foi criada em 1999, e é concedida pelo Assembleia Legislativa da Bahia a pessoas que contribuam para o desenvolvimento político e administrativo  da Bahia e do Brasil.

TRAJETÓRIA

No pronunciamento de Antonio Henrique Júnior, ele citou que Antônio Carlos Moreira Lemos é um dos principais nomes da pneumologia moderna da Bahia, sendo responsável pela introdução de novas técnicas de diagnósticos de doenças respiratórias no Estado. O proponente destacou que o médico “é um profissional exemplar e dedicado, membro atuante de diversas sociedades ligadas à sua especialidade”, não por acaso que a proposta de honraria foi aceita por unanimidade entre os parlamentares.

O homenageado, graduado em medicina pela Ufba, concluiu residência médica e mestrado em pneumologia e doutorado em medicina e saúde. Desenvolveu atividades de ensino e pesquisa na graduação e pós-graduação em pneumologia. Atuou como supervisor dos programas de residência médica em pneumologia do Hospital Professor Edgard Santos e do Hospital São Rafael. É autor de mais de 100 trabalhos incluindo temas livres e resumos em congressos, 32 artigos científicos e 8 capítulos de livros. Foi diretor-geral do Hospital Octávio Mangabeira e diretor do Hospital Universitário Professor Edgard Santos. Atualmente, é superintendente deste mesmo hospital.
Antônio Henrique Júnior fez questão de declarar o quão importante é o trabalho do homenageado, “um dos mais conceituados pneumologistas do Estado, prestando relevantes serviços à população baiana”.

AGRADECIMENTO

Em seu discurso de agradecimento, o médico relatou a sua trajetória educacional que foi iniciada na sua terra natal Coaraci. Homenageou seus professores primários e fez reverência ao seu falecido pai. “O amor de meu pai foi decisivo na minha vida. A sua dedicação fez com que me tornasse médico”. Com o falecimento precoce do pai,  Lemos falou da entrega e preocupação da mãe na sua formação.
O médico relatou os espaços que ocupou na sua carreira e declarou que “em ambientes de diversidade surge momentos de estresse, alegria, mas sempre para encontrar soluções. A minha força contribuiu para a minha formação”.

Com tantas responsabilidades na sua vida profissional, o homenageado lembrou que nunca deixou de lado a vida acadêmica. Dedicou todo o seu empenho às pessoas que precisam e aos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS).

“O aprendizado é inacabado. Assim sendo, quero continuar a aprender e a contribuir”, disse o homenageado, sob aplausos dos presentes na sessão.