Publicada em 22 de Novembro de 2017 ás 12:41:10

Governo entrega requalificação de vias no Centro Antigo de Salvador

Palco da primeira grande expansão da capital baiana, a área conhecida como Centro Antigo de Salvador (CAS) vem sendo contemplada com uma série de benfeitorias e requalificações feitas pelo Governo do Estado. Na manhã desta quarta-feira (22), o governador Rui Costa entregou mais uma etapa das obras, desta vez, nos Barris, um dos onze bairros que compõem a região.

O objetivo de requalificar “completamente o Centro Antigo de Salvador”, disse o governador, é revalorizar a localidade “para que novas investimentos venham, novas pousadas cheguem, ou seja, manter a atividade econômica. Revitalizar o Centro para que o setor privado também faça investimento e mantenha esse riquíssimo patrimônio arquitetônico e essa história da nossa capital”.
Requalificação Barris
Rui disse que o objetivo da requalificação é também atrair novos investimentos para o Centro Antigo
Rui enfatizou ainda que o Governo do Estado está investindo mais de R$ 120 milhões e vai seguir esse ritmo de entrega de obras. “Esperamos concluir no primeiro semestre do ano que vem todas as etapas do Centro Histórico e do Centro Antigo. A próxima visita será no Comércio, onde temos muitas obras em andamento, para entregar novas ruas”.
Na ocasião, seis vias totalmente requalificadas e pavimentadas foram entregues à população que circula e reside nos Barris. As intervenções estão no âmbito do projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador e são realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas). Acompanharam o governador na visita, os secretários estaduais do Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; e do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Olívia Santana.
Requalificação Barris
As seis vias entregues ganharam novos passeios e uma série de melhorias na parte de pavimento
Execução simultânea
Dividido em cinco lotes, o projeto está sendo executado em paralelo em todas as localidades da zona e envolve recursos da ordem de R$124 milhões e a recuperação de 270 logradouros. As seis vias entregues pelo governador - que aproveitou a oportunidade para vistoriar outros trechos da obra - integram o terceiro lote do projeto.
"As vias estão ganhando novos passeios, com piso tátil, rampa de acesso e uma série de melhorias na parte de pavimento, melhorando a qualidade de vida de quem passa pela localidade", informou o diretor da Dircas, Maurício Mathias.As melhorias nas seis vias entregues nos Barris não são as únicas a serem realizadas durante a intervenção. No total, 17 ruas do bairro estão contempladas no projeto, em diferentes lotes. Morador do bairro há 25 anos, o aposentado José Milton Lima disse que sentiu a mudança: "Sempre passeio com meu cachorro, e antes tinha muito desnível e buracos. Com a obra, transitar aqui ficou mais fácil".