Liderança
 
 
 
   
 
Comissões
 
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 13 de Dezembro de 2017 ás 13:15:13
Share

Audiência discute fortalecimento da política do cooperativismo

 

Estudantes, lideranças sociais, representantes do Governo do Estado e de cooperativas de mais de trinta municípios participaram de uma audiência pública na manhã de ontem, dia 12, na Assembleia Legislativa para debater estratégias de fortalecimento do cooperativismo no estado. A discussão teve como eixos de discussão o aprimoramento da legislação e as novas adequações do MROSC (Marco Regulatório das Organizações Sociais), além de encaminhar uma série de propostas a serem articuladas no âmbito do executivo e do parlamento estadual. 
 
“Para nós é uma grande alegria abrir as portas desta Casa para este debate, pois já avançamos em muitos aspectos, mas precisamos garantir uma maior efetividade da legislação na vida das pessoas”, destacou a deputada Neusa Cadore (PT), proponente da atividade através da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária, do Cooperativismo e das Organizações Sociais. Ao final da atividade, ela sugeriu a construção de uma agenda para alinhar as demandas apresentadas, a exemplo do problema de regularização junto à Juceb, a ampliação do mercado institucional das cooperativas, a formação cooperativista, dentre outros aspectos.
 
A atividade contou com a participação especial do advogado e professor Daniel Rech, que fez uma explanação sobre o panorama do cooperativismo no país e das questões técnicas relacionadas ao MROSC, segundo ele uma grande conquista da sociedade civil. Neste sentido, ele também demonstrou preocupações com alterações que estão sendo feitas no decreto do MROSC na Bahia e falou ainda da necessidade de criação de uma lei específica no estado. Sobre a situação do país, o professor conclamou os movimentos a se fortalecerem para enfrentar o momento de desmonte das conquistas sociais. “Precisamos criar nosso caminho coletivamente, juntos nós efetivamente podemos desencadear um processo de mudança e contamos com apoio dos setores do estado que estão do nosso lado para construir um mundo melhor.
 
O evento teve também a parceria do MOC (Movimento de Organização Comunitária) e da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), que foi representada pelos presidentes nacional e estadual, Vanderlei Zigger e Iara Andrade, respectivamente. Além destes, estiveram as representações da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com a superintendente da Bahiater, Célia Watanabe e Elizabeth Costa, diretora de Agregação de Valor e Acesso ao Mercado; o representante da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, David Santos; o presidente da ASCOOB – Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar, Cosme Arivaldo Leal; o Fórum Estadual da Economia Solidária, com Eleneide Alves; o Fórum da Agricultura Familiar, Elizângela Araújo; e a vice-presidente estadual da Unisol, Magda de Almeida, entre outras representações. 
 


ASCOM

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Edifício Jutahy Magalhães, 3 andar - Salvador-Bahia.
Tels.: (71) 3115-7270
  Via X Internet