Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/lideranc/public_html/admin/conexao.php on line 3
Governador dá pontapé inicial nos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia | Liderança do Governo | Assembléia Legislativa da Bahia

 
Liderança
 
 
 
   
 
Comissões
 
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 15 de Fevereiro de 2011 ás 14:23:24
Share

Governador dá pontapé inicial nos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia

Ascom/Deputado Zé Neto
er durante abertura dos t

Em seu discurso, Wagner fez um balanço dos últimos quatro anos de governo e apresentou projetos prioritários para a nova gestão

Na presença de 62 dos 63 deputados, dentre eles o líder do governo na Casa das Leis, o deputado petista Zé Neto, de secretários estaduais, vereadores, representantes do judiciário, da segurança pública, da saúde, da educação e da sociedade civil baiana, o governador Jaques Wagner abriu, na manhã desta terça-feira (15), as atividades da 17ª Legislatura na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
O reajuste dos servidores, a estruturação do sistema regulador de serviços públicos, a criação do Fundo do Idoso e do Conselho de Comunicação, o fortalecimento das instâncias que tratam das pessoas com deficiência, a Lei Orgânica da Cultura, o aprimoramento do Programa de Organizações Sociais e a instituição do Sistema de Esporte e Lazer compuseram o mote do discurso do governador, que fez um balanço das ações do governo frisando o êxito dos programas Todos Pela Alfabetização (Topa), Luz para Todos, Água Para Todos e dos programas de saúde pública, a exemplo da realização de concursos, aquisição de equipamentos, abertura, reforma e ampliação de hospitais.
O tema Segurança Pública foi destaque no discurso do governador. O "Pacto Pela Vida" é, de acordo com o Wagner, uma necessidade urgente para o enfrentamento à violência. O Pacto deve envolver os três poderes, a partir de ações transversais das diversas secretarias. Foi anunciado ainda o envio de projeto de lei para a criação da Secretaria de Administração Penitenciária e da Superintendência de Apoio aos Usuários de Drogas.
Ferrovia e Porto Sul - o governador disse aos parlamentares que, em julho deste ano, a presidenta Dilma Rousseff vai visitar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Ele conclamou a Bahia a comprar a briga pela implantação da ferrovia e do complexo intermodal Porto Sul. Segundo Wagner, forças políticas de outros estados não querem a construção do complexo, que envolve também o novo aeroporto de Ilhéus, infraestrutura fundamental para o futuro da Bahia. "É preciso que, como em outros momentos, a imprensa baiana e o Legislativo, que combateram a divisão da Bahia, levantem a bandeira do Porto Sul".
Minha Casa, Minha Vida - depois de fechar 2010 com 65 mil unidades contratadas, o governador afirmou que este ano a Bahia pretende bater novos recordes no programa Minha Casa, Minha Vida, como forma de reverter o déficit habitacional na Bahia. Jaques Wagner garantiu que a parceria com o governo federal, iniciada com o ex-presidente Lula, vai continuar fortalecida no governo da presidenta Dilma Rousseff.
Mobilidade Urbana - o governador disse que vai a Brasília, nesta quarta-feira (16), em busca de novos recursos para mobilidade urbana. Para ele, o metrô de Salvador no tamanho atual, seis quilômetros, não tem sentido. "Todos podem notar que a Bahia está avançando em vários setores", disse o governador, anunciando o envio de projetos de leis que vão melhorar o desempenho da máquina pública. Ele falou ainda que vai ser criada a Secretaria de Políticas para as Mulheres, separada da Secretaria de Promoção da Igualdade, além da Secretaria de Assuntos Penais e da Superintendência de Assistência e Acolhimento aos Usuários de Drogas.
Orçamento - antes de encerrar seu discurso, Wagner falou sobre o orçamento do governo para este ano. "Dois mil e onze não será um ano fácil. Será, provavelmente, o mais duro dos quatro, para que tenhamos três outros melhores", alertou o governador Jaques Wagner, afirmando que o orçamento da Bahia terá R$ 1,1 bilhão de corte, preventivamente. "Espero não precisar cortar mais", completou, pedindo a parceria dos parlamentares e prefeituras. “Queremos garantir não um vôo de galinha, mas um vôo de pássaro, O remédio amargo pode significar o bem estar de longas datas”, finalizou.
Composição da mesa de abertura da solenidade: Telma Brito (presidente do Tribunal de Justiça da Bahia), Moisés Rocha (representante da Câmara Municipal de Vereadores), Tereza Cristina (defensora pública), J. Carlos (1º secretário da ALBA), João Henrique (prefeito de Salvador), Otto Alencar (vice-governador do Estado), Ridalva Correa de Melo Figueiredo (presidente do Tribunal de Contas da Bahia), Wellington César Lima (procurador geral de Justiça da Bahia) e Dora Leal Rosa (reitora da Universidade Federal da Bahia).



Assessoria de Comunicação

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Edifício Jutahy Magalhães, 3 andar - Salvador-Bahia.
Tels.: (71) 3115-7270
  Via X Internet