Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/lideranc/public_html/admin/conexao.php on line 3
Reunião discute realização do XXIV Congresso Mundial de Avicultura na Bahia | Liderança do Governo | Assembléia Legislativa da Bahia

 
Liderança
 
 
 
   
 
Comissões
 
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 14 de Março de 2011 ás 17:09:51
Share

Reunião discute realização do XXIV Congresso Mundial de Avicultura na Bahia

Ascom/Deputado Zé Neto
Reunião aconteceu na se

Evento está marcado para acontecer de 05 a 09 de agosto de 2012 e deve contar com a presença de aproximadamente 4 mil pessoas de mais de 30 países

A fim de discutir o apoio do Governo do Estado para a realização do XXIV Congresso Mundial de Avicultura, uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira (14), nas instalações da Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital baiana.
Mediado pelo deputado estadual Zé Neto (PT), que desde 2009 discute a concretização do evento com seus organizadores, o momento serviu para que os diretores da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) - entidade responsável pela realização do evento - pudessem apresentar as propostas e impactos do Congresso ao titular da Seagri, Eduardo Salles, – e demais membros da Secretaria presentes - e a Secretaria do Turismo (Setur), além de expor as demandas necessárias para que possa acontecer da maneira mais viável.
“A Seagri e o estado têm todo o interesse em apoiá-los e, juntamente com o deputado Zé Neto, engajado nas discussões, coloco esta secretaria à disposição. Queremos fazer deste avento, aqui na Bahia, o melhor que já acorreu”, frisou Eduardo Salles.
O deputado, que sabe do significado da agricultura para o giro da economia e a diminuição do déficit alimentar, prioridade no Governo Dilma Rousseff, também reafirmou o seu apoio ao setor. “Nosso objetivo é fazer com que a agricultura continue avançando porque reconhecemos seu importante papel na geração de emprego e renda. Abraçar esse evento é uma satisfação e um momento importante para acirrar o diálogo a respeito do aprimoramento das políticas públicas setoriais”, disse.
O diretor de Projetos Especiais da Facta, Antonio Guilherme Machado de Castro, agradeceu ao secretário e ao parlamentar - que se coloca como interlocutor entre seus organizadores e o estado. “Escolhemos a Bahia para descentralizar sua realização do eixo Rio-São Paulo e por reconhecermos seu potencial. Que bom que encontramos tamanha abertura aqui no estado.”
Congresso - o Centro de Convenções de Salvador será o palco do XXIV Congresso Mundial de Avicultura, que está marcado acontecer de 05 a 09 de agosto de 2012 e deve contar com a presença de aproximadamente 4 mil participantes vindos de mais de 30 países de todos os continentes. Trata-se do maior evento da avicultura mundial, que colocará Salvador e Bahia no centro de atenções do agronegócio mundial, terá divulgação global e atrairá um público de alto poder aquisitivo e interessado em receba mais de R$ 10 milhões nos cinco dias de evento", afirma a diretoria da FACTA, fundação sem fins lucrativos que visa a difusão de ciência e tecnologia em todos os segmentos da cadeia produtiva.
Números no país – segundo a FACTA, o Brasil é o 3º maior produtor do mundo – ficando apenas atrás dos Estados Unidos e da China, gerando 5 milhões de empregos. Em exportação de carne de frango, o país é o maior desde 2004. Já em produção tecnificada somos o 2º, atrás dos EUA. “O setor no Brasil está dentre os maiores do mundo e possui elevado padrão sanitário e produtivo, o que credencia o país a exportar para outros 160 países e o torna maior exportador de carne de frango, com divisas da ordem de US$ 7,5 bilhões em 2010, explica a diretoria da FACTA.
Demandas – dentre as demandas apresentadas para a realização do evento estão: a redução da taxa de locação do Centro de Convenções da Bahia, a liberação e isenção de taxa para utilização do parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, liberação e custeio da apresentação do Balé Folclórico da Bahia, liberação de estrutura para atendimento de emergências médicas e para a segurança nas dependências durante realização do evento, além do ordenamento do trânsito no Parque de Exposições e circunvizinhança. De posse de tais informações, os representantes do estado darão os devidos encaminhamentos.
Presentes – Além do Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, do deputado Zé Neto e de Antônio Guilherme (diretoria da Facta), também participaram da reunião Paulo Emílio (Diretor da Adab), Raimundo Sampaio (superintendente da Seagri), João Carlos Oliveira (chefe de gabinete da Setur), João Batista Luchesi (diretoria da Facta) e Carlos Augusto (presidente da Gujão Alimentos).



Daniela Passos

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Edifício Jutahy Magalhães, 3 andar - Salvador-Bahia.
Tels.: (71) 3115-7270
  Via X Internet