Liderança
 
 
 
   
 
Comissões
 
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 04 de Outubro de 2017 ás 11:39:19
Share

Parlamentares se unem em defesa do Rio São Francisco

A Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos promoveu ontem, na Sala Luís Cabral da ALBA, audiência pública com o tema “Revitalização do Rio São Francisco - O Velho Chico clama por socorro". O encontro foi proposto pelo deputado Zó (PC do B) e conduzido pelo deputado Fábio Souto (DEM) presidente do colegiado. “Precisamos fortalecer com urgência nosso posicionamento em defesa do rio. Ele não pode mais aguardar um minuto para ser revitalizado”, afirmou Fábio Souto.
 
Segundo o deputado democrata, foram feitos compromissos nos governos Lula, Dilma e agora Temer em relação à revitalização do rio e que o recursos que conseguiram chegar após todos os contingenciamentos não são suficientes nem para começar o grande trabalho de recuperação. “Estamos vivendo uma situação inédita em que 40% dos afluentes do rio estão mortos e o oceano está invadindo a foz, avançando 40 km pelo continente”, informou o deputado. 
 
Souto contou que sempre foi contra a transposição do São Francisco porque “sabia que daria nisso” e que acha "um absurdo o governo federal colocar mais dinheiro na transposição antes da recuperação. O governo que está aí tem que ter essa sensibilidade”, afirmou o deputado.
 
UNIÃO
 
O proponente da audiência publica, deputado estadual Zó (PCdoB) elogiou o comportamento dos outros membros da Comissão do Meio Ambiente da Alba na defesa do Rio São Francisco. “É como se tivessem nascido na beira do rio, como alguns de nós aqui presentes”, afirmou. Ele reiterou que sempre está em pauta que recursos para a revitalização do rio foram aportados. “Os recursos para recuperação ambiental são contingenciados. O que estamos assistindo é uma tragédia anunciada.
 
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual José Maurício, saudou a mesa e os baianos, ressaltando que a união dos cinco estados banhados pelo rio é imprescindível. O deputado salientou que é preocupante os comentários sobre a privatização da Chesf. “Estão pensando nos resultados financeiros para só depois levar em consideração os elementos sociais e a recuperação do rio”, disse.
 
EMPREGOS
 
Já o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do São Francisco na Assembleia Legislativa da Pernambuco, deputado estadual Odacy Amorim, ressaltou que o encontro fortalece a união dos legislativos em defesa do rio. Segundo o parlamentar, o vale do São Francisco gera mais empregos que o ABC Paulista “Quase todos os rios de Pernambuco estão sendo assassinados, o Capiberibe e outros rios do Agreste estão sumindo também porque existe a ilusão de que mesmo se esses rios secarem sempre haverá o São Francisco. Mas nem ele está sendo poupado”, disse Amorim.
 
O deputado, que também se diz contra a privatização da Chesf, contou que mesmo na nascente do rio estão acontecendo problemas. Está chovendo constantemente mas a água está descendo barrenta pelos veios das fontes. “Além da recuperação de matas ciliares e redução do assoreamento, é necessário também um controle de vazão das barragens. A geração de energia não é prioridade e sim o consumo humano. Temos que reservar água”, completou o deputado
 
Participaram também do evento os deputados estaduais Luciano Simões (PMDB), Eduardo Salles (PP) e Aderbal Caldas (PP), representantes de ONG´s e ribeirinhos.
 
CRÉDITOS: ASCOM ALBA 


ASCOM

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Edifício Jutahy Magalhães, 3 andar - Salvador-Bahia.
Tels.: (71) 3115-7270
  Via X Internet