Publicada em 19 de Outubro de 2017 ás 11:45:19

Prática de Esportes para Idosos pode virar programa de governo

Projeto de lei instituindo o Programa Estadual de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos foi apresentado pelo pedetista Roberto Carlos. O objetivo é “desenvolver ações, programas e atividades voltadas para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida” desta população que, segundo o IBGE, engloba 1,6 milhão de pessoas na Bahia.

O deputado informou que o projeto “visa fomentar a prática regular de esportes para a população idosa, uma vez que é de conhecimento de todos seus benefícios à saúde, entre eles a melhora de postura, das funções motoras, capacidade cardiorrespiratória, e um melhor condicionamento físico como um todo”.
Prevê-se que a Bahia terá 2,7 milhões de idosos em 2030, pois a "população tem envelhecido muito rápido e também há uma tendência mundial na redução da fecundidade, com as mulheres cada vez mais inseridas no mercado de trabalho e também com o fenômeno da urbanização, já que à medida em que as pessoas saem do meio rural para o urbano, o número de filhos tende a cair”, disse Roberto Carlos.
DESAFIOS
Segundo ele, “para alcançar a maturidade com qualidade de vida, o corpo e a mente precisam continuar sendo estimulados a novos desafios e é exatamente nesse ponto que a prática de esportes desempenha um papel fundamental”. Portanto, conclui o pedetista, “cabe ao poder público cada vez propor o surgimento de iniciativas que viabilizem, estimulem e permitam o acesso à prática do esportes para terceira idade, norteando diretrizes e objetivos que possibilitem a apresentação de projetos e propostas para a prática saudável e adaptada às necessidades da pessoa idosa”.
O programa tem por diretrizes criar políticas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida do idoso e estimulem sua participação na comunidade; apoiar a realização de eventos esportivos tais como olimpíadas da terceira idade envolvendo todas as regiões da Bahia - em parceria com as prefeituras municipais e entidades da sociedade civil organizada - e fomentar convênios com faculdades de Educação Física”.