Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/lideranc/public_html/admin/conexao.php on line 3
Deputado Bobô garante retomada do Luz para Todos em Senhor do Bonfim | Liderança do Governo | Assembléia Legislativa da Bahia

Publicada em 15 de Janeiro de 2018 ás 17:40:53

Deputado Bobô garante retomada do Luz para Todos em Senhor do Bonfim

A execução de novas obras de instalação de energia elétrica na zona rural de Senhor do Bonfim foi pauta, nesta segunda (08), de mais uma reunião entre o deputado estadual Bobô (PCdoB), o  secretário estadual de Infraestrutura Marcus Cavalcanti e o superintendente de Energia e Comunicações Celso Rodrigues.
No encontro, o parlamentar obteve a confirmação de que mais 65 famílias, distribuídas entre 21 comunidades do município, terão acesso à luz elétrica, em breve, por meio de investimento na ordem de R$ 1,1 milhão
A retomada do Programa em Senhor do Bonfim é resultado de solicitações do deputado à Seinfra, em atenção às reivindicações do prefeito Carlos Brasileiro, do vereador Andreilto Almeida, dentre outras lideranças locais.
De acordo com Bobô, o acesso à energia elétrica tem grande importância econômica e social. "Gera mais que conforto. Gera renda, promove qualidade de vida e, acima de tudo, dignifica o ser humano. O Programa Luz para Todos é, sem dúvida, um dos maiores programas do Brasil", afirmou.
Confira relação das 21 comunidades bonfinenses com obras já autorizadas para execução e outras duas solicitadas também pelo deputado e que foram incluídas no "cadastro reserva" para futuras programações de obras:
Autorizadas
Rua Cariaca de Cima; Povoado Lagoa do Coxo; Fazenda Santa Fé; Povoado Tijuaçu; Povoado Boa Vista; Fazenda Juno; Povoado Passagem Velha; Povoado Anta; Povoado Patioba; Rua Jaime Fagundes; Fazenda Maravilha; Fazenda Alto Bonito; Alto de Tijuaçu; Fazenda Pau de Leite; Povoado Anjo; Povoado Várzea dos Porcos-Quicé; Povoado Quebra Facão; Povoado Tanquinho; Fazenda Macambira.
Reserva
Fazenda Jaraguá e Povoado Bebedouro.
O Programa
O Luz para Todos foi lançado em 2003, no governo Lula, após a análise de dados do Censo 2000 do IBGE que apontavam a existência de um contingente de dois milhões de famílias no meio rural brasileiro que vivia sem energia elétrica. Cerca de 90% dessas famílias, com renda inferior a três salários mínimos, estavam abaixo da linha de pobreza.
Promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, de forma gratuita, acabando com a exclusão elétrica no país, através da extensões de rede, implantação de sistemas isolados e realização de ligações domiciliares é o objeto do Programa que tem priorizado os beneficiários do Programa Brasil sem Miséria, escolas rurais, quilombolas, indígenas, assentamentos, ribeirinhos, pequenos agricultores, famílias em reservas extrativistas, afetadas por empreendimentos do setor elétrico e poços de água comunitários.
O Luz para Todos é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobras e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural em parceria com os governos estaduais.