Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/lideranc/public_html/admin/conexao.php on line 3
Fátima Nunes homenageará Jaques Wagner em sessão que celebrará o Dia Mundial da Água | Liderança do Governo | Assembléia Legislativa da Bahia

 
Liderança
 
 
 
   
 
Comissões
 
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 19 de Março de 2018 ás 12:28:28
Share

Fátima Nunes homenageará Jaques Wagner em sessão que celebrará o Dia Mundial da Água

 Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Água e debater sua importância na sociedade, a deputada estadual Fátima Nunes promoverá na próxima quinta-feira (22), uma sessão especial, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Durante o evento, que acontecerá no plenário da Casa, às 14h30, haverá uma grande homenagem ao ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Jaques Wagner, por ser o responsável pela implantação do Programa Água Para Todos no Estado.

Com o tema “Água é vida, é cidadania, não é mercadoria!”, o encontro reunirá autoridades, representantes de associações/organizações/sindicatos, movimentos sociais, agricultores e agricultoras, população que vive no semiárido, e principalmente aqueles que já foram beneficiados pelo programa. Para a parlamentar, este será um momento de expor as conquistas do projeto e discutir sobre o desejo do atual Governo Federal em privatizar o Aquífero Guarani. “O nosso governador Jaques Wagner trouxe esse valioso programa para a Bahia, quando o mesmo foi implantado na gestão do presidente Lula. Milhares de baianos foram contemplados, tendo acesso à água através das obras de sistemas de abastecimento de água para consumo humano. Hoje, vivemos uma grande fatalidade social, pois o presidente temeroso negocia a passos largos, com grandes empresas, entre elas a Nestlé e a Coca-Cola, a venda da nossa reserva de água doce”, declarou Fátima Nunes.

A deputada destacou ainda o progresso do programa, que deu acesso à água aos baianos, retirando latas d’água da cabeça de muitas pessoas. “A nossa população já sofreu muito com os longos períodos de seca. Antigamente, víamos constantemente mulheres e crianças andando quilômetros e quilômetros de distância, em busca de água, mesmo sabendo que não era de boa qualidade, mas por ser a única opção de sobrevivência. Água é vida, é saúde, e o povo sertanejo, que viveu muito tempo em longos períodos de seca, com a lata d’água na cabeça, hoje pode contar com esse líquido precioso armazenado em cisternas”, comemorou.

O Programa – O combate à seca na região Nordeste só saiu do papel quando o Partido dos Trabalhadores (PT) chegou à Presidência da República. Por meio de ações concretas, o afastamento do fantasma da seca ocorreu de fato. Os presidentes Lula e Dilma, instalaram 1,2 milhão de cisternas para consumo humano, por meio do Programa Água para Todos, garantindo água a 22 milhões de sertanejos.

Programa Água Para Todos tem por objetivo fortalecer a Agricultura Familiar através da implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água, ampliando, principalmente, a oferta de água para produção e dessedentação animal para as famílias da zona rural, especialmente na região semiárida.

Homenageado – Nascido no Rio de Janeiro, em 16 de março de 1951, Jaques Wagner é filho de Joseph Wagner e Cypa Perla Wagner, imigrantes judeus poloneses. Casado com Maria de Fátima Carneiro de Mendonça, tem três filhos e um enteado. Iniciou a trajetória política em 1969 no movimento estudantil. Em 1990 foi eleito deputado estadual pelo PT baiano, e reeleito em 1994 e 1998. Foi eleito governador da Bahia em primeiro turno, no pleito de 2006, com 52,89% dos votos válidos (total de 3.242.336), derrotando à superioridade do carlismo no estado a décadas. Em 2010, foi reeleito, em primeiro turno, com 63,83% dos votos válidos.

Atualmente, exerce o cargo de secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), na gestão do governador Rui Costa. Durante a administração da presidente Dilma Rousseff, foi Ministro-Chefe da Casa Civil do Brasil (entre 2 de outubro de 2015 e 16 de março de 2016), e Ministro da Defesa do Brasil (entre 1º de janeiro de 2015 e 2 de outubro de 2015).

Durante a gestão do presidente Lula, Wagner foi Ministro do Trabalho e Emprego (1º de janeiro de 2003 à 23 de janeiro de 2004) e Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (20 de julho de 2005 à 31 de março de 2006).

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA)

 

\"\"
 


ASCOM

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Edifício Jutahy Magalhães, 3 andar - Salvador-Bahia.
Tels.: (71) 3115-7270
  Via X Internet